25 de fevereiro de 2009

PROCURA E ACHARÁS


Matheus cap 7 v 10 e 11.
Procura e acharás: bate e abrir-se-vos-há. Pedi e dar-se-vos-há. Se vossos filhos vos pedem pão, não lhe dais uma pedra; se vos pedem peixe, não lhe dais uma serpente. Se vós sendo maus sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso pai celestial, dará boas coisas a aqueles que lhes pedirem.
Portanto fazei aos homens tudo o que quereis que vos façam.
Procurai em vossos sofrimentos, a causa que os determina, e achareis na gula, a causa das enfermidades do vosso estômago e intestinos; no vício da embriaguez, a causa da enfermidade dos vossos rins; nos serões e luxúria, a perda da memória e o enfraquecimento do vosso organismo; procurai no vosso gênio, que é o fruto da vossa auto educação, a causa de diversos sofrimentos físicos e achareis no desalento, na dúvida, no medo, na melancolia, no desespero, associados a outros maus hábitos, a causa do mal do vosso fígado; procurai no vosso orgulho e vaidade, a causa do desprezo que vos votam, e das dificuldades que nem sempre são vencidas; procurai no egoísmo, comodismo e indiferentismo, a causa do abandono de vossos companheiros, e do estorvo que muitas vezes encontras nos vossos empreendimentos; procurai na inveja, a causa do desespero que vos domina; procurai na vingança, a causa de insucessos desagradáveis; procurai na maledicência a causa dos males de toda a natureza, flagelos de toda a qualidade, os quais só serão debelados , após várias encarnações; procurai na vossa ignorância, e achareis a necessidade de conhecimentos indispensáveis para vencerdes na vida.
Batei e abrir-se-vos-há; isto é, sede prudentes, constantes não desanimeis diante das dificuldades cada vez maiores; fazei da perseverança uma companheira inseparável.
São as dificuldades que vos abrirão o entendimento, chave da porta da humildade para onde passareis para a sala dos conhecimentos, onde pedindo ser-vos-á dado a condição indispensável à aquisição da felicidade que todos procuram.
Essa condição é fazer aos outros, o que queres que eles nos façam.
Se fordes perseverantes no propósito de adquirir os conhecimentos da chave da humildade ser-vos-ão dadas a paciência, a resignação, o entendimento, a fim de poderes discernir a causa do efeito e compreender o móvel dos acontecimentos que se desenrolam no seio da humanidade.
Assim esclarecidos, procurareis em vossos irmãos, não os defeitos, mas o que eles tiverem de bom. Nos que estiverem necessitados de amparo, esclarecimento e proteção, a oportunidade para desenvolverem com a tua ajuda, os sentimentos e as virtudes indispensáveis á formação de um caráter são; achareis com a vossa boa vontade a forma de auxiliá-los na aquisição dos valores espirituais, fazendo-os participar convosco de a prática dos ensinos de Jesus, e ser-vos-á dado à paz e tranqüilidade como recompensa da vossa conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário