27 de abril de 2010

DEPOIMENTOS DE SUICIDAS

MESMO DESILUDIDOS, É PRECISO VIVER

NO HOSPITAL DE MARIA, NO PLANO ESPIRITUAL

Não existe olhar mais tristonho que o de remorsos, e por ali era só o que víamos. Aproximei-me de uma jovem que se havia atirado do alto de um edifício. Ela caminhava devagar; observando-a, pareceu-me estranha: era como se ela fosse de porcelana e houvesse trincado. Nas partes em que sofrera fratura no corpo físico, apresentava ainda dificuldade de movimentos.

Sorri. Meio envergonhado, retribuiu-me o sorriso, iniciando a conversação:

- És suicida?

- Não, não sou. Aqui me encontro em estudo.

Com triste expressão, falou:

- Deve ser muito bom vir até aqui na condição de estudante.

- Por que se suicidou?

- Fui abandonada pelo namorado e julguei que sem ele não suportaria viver.

- Irmã, há quanto tempo isso aconteceu?

- Há dez anos. O remorso me corrói o espírito. Muitas vezes me apalpo, procurando em mim algo que possa interromper a vida. Parece-me que desde aquele terrível dia jamais minha mente cessou de trabalhar; é um desespero constante. Por mais que eu receba ajuda, sinto-me consciente a cada momento do meu gesto impensado. Como é mesmo o teu nome?

- Luiz Sérgio – falei, estendendo minha mão em sinal de sincera amizade.

- Luiz Sérgio, não sei por que não existe na Terra campanhas de esclarecimento sobre o suicídio.

Fala-se tanto em aborto, em assassinato, em furto, mas ninguém se lembra de alertar sobre o pior dos crimes. Vamos até o jardim, sinto-me ainda muito cansada, lá saberás tudo.

Bem alojados sob um belo caramanchão florido, esperei pacientemente que ela iniciasse o relato:

- Tinha eu quinze anos quando conheci Alexandre. Foi amor à primeira vista: apaixonamo-nos, um pelo outro. Inebriante, entregamos-nos intimamente e, quando percebi, eu não era mais a querida namorada e sim a mulher da qual ele vinha se cansando. Fui ficando ciumenta, desesperada, insegura, e as minhas reclamações o cansavam cada vez mais. Um dia ameacei-o de contar tudo a meu pai. Olhando- me firmemente, redarguiu: “Não foste forte e cuca livre para assumir um caso? Então, tem agora dignidade pra compreender que tudo acabou. Foi belo enquanto durou”. Nem podes, Luiz, imaginar o que me aconteceu.

Ele tinha razão: eu não estava preparada para uma entrega tão íntima. Qualquer mulher, quando chega a uma situação como essa, precisa estar despojada de preconceitos e eu sempre sonhara entrar de braços dados com meu pai em uma igreja florida e o meu príncipe me esperando no altar com o olhar de homem apaixonado.

- Então, por que você iniciou essa aventura?

- Paixão e falta de coragem para negar.

- Mas hoje, Lucy, as menininhas estão indo nessa e, muitas se casando apenas por casar. Nem sempre a orientação sobre liberdade é a correta e assim vários jovens estão se vendo presos em uma rede de remorsos. Mas e depois? Conte minha irmã, eu a interrompi.

- Alexandre começou a me evitar. Bastava eu chegar onde ele estivesse, para que se retirasse. Um dia fui procurá-lo em sua casa e lá encontrei uma jovem de minha idade, que me foi apresentada como sua noiva. Abafei um grito em meu peito, tal a minha dor. Quando de lá saí, só desejava morrer. Chegando a casa, tomei a decisão e saltei, à procura da morte. Mas ela não existe e me vi estirada, toda moída, lá no asfalto. Perdi a noção do tempo; lembro-me apenas que uma velhinha sempre ficava ao meu lado, dando-me forca através da prece: era minha avozinha. Muitas vezes desejei levantar, mas podes imaginar alguém todo quebrado? Assim era a minha realidade. Pensei demais, ate que um dia minha avó ajudou-me a me erguer e, com dificuldade, conseguimos dali sair, chegando até um centro espírita. Graças às preces aos suicidas, recebemos um cartão que nos permitia um tratamento na própria casa. O meu sofrimento só cessaria quando eu tivesse setenta e cinco anos, época em que estava programado o meu desencarne natural.

- Irmã, por que tudo isso? Temos presenciado suicidas já conscientes, que não padeceram tanto.

- Luiz, muitos aprenderam a desencarnar, e depois, cada caso é um caso.

- E daí, Lucy? Pode continuar...

- Sim, faz-me muito bem recordar, principalmente os tratamentos nos grupos especializados. Ah, isso é ótimo! Gostaria de relatar. Éramos levados até o grupo mediúnico, pois que internados nos encontrávamos naquele Centro. Quando entrávamos na sala, muitos sentiam o odor forte, nós, principalmente, éramos atormentados com o cheiro dos nossos próprios corpos putrificados e, muitas vezes, tínhamos a impressão de que os vermes nos corroíam. O grupo mediúnico que prestava auxilio era composto de pessoas muito equilibradas, já que nós nos perdêramos por fraqueza. Não podes imaginar o alivio que experimentava o espírito de um suicida ao contato com um médium amoroso. Quando o mentor nos aproximava do médium, era como se o nosso espírito adormecesse, anestesiado pelos fluídos bons do encarnado, afastando-se de nós aquela desagradável sensação que vínhamos experimentando desde o instante do ato impensado. Muitos choravam quando eram retirados de juntos do médium; era como se nos tirassem o oxigênio. Luiz Sérgio existe tão poucos grupos que prestam ajuda aos suicidas! Para esses grupos, não são necessários médiuns de psicofonia, pois muitas vezes o suicida não deseja falar, almeja, apenas, deixar de sentir o desespero. Enganam-se aqueles que organizam grupo de auxilio ao suicida, somente com os chamados médiuns de incorporação. Os encarregados devem aproveitar aqueles que são ótimos auxiliares do Cristo, mas ainda esquecidos na Doutrina – os médiuns doadores. Só o contato do doente com um médium equilibrado já o beneficia. E ali, Luiz Sérgio, permaneci muitos meses, até que um dia fui trazida até aqui, onde já me sinto curada. Sei, entretanto, que levarei de volta, quando reencarnar, um corpo doente, porque eu mesma o destruí e só o meu coração regenerado poderá curar-me.

Esforçava-se para não chorar. Segurei a mão de Lucy e, com os olhos orvalhados de lágrimas, falei-lhe:

- Minha querida irmã, jamais a esquecerei; sempre que eu puder, virei revê-la. Você representa também para mim uma mão estendida. Mão esta que precisou ser marcada pela dor, para voltar à vida.

- Obrigada, Luiz Sérgio, fico contente por ter-te conhecido. És muito bacana; a tua alegria me fez lembrar o passado, quando eu sonhava em ser feliz.

- Sonhava não, Lucy, sonha, porque como diz Ocaj: “Não assassinemos as nossas realidades para não distanciarmos nossos sonhos”.

Ela me fitou e pela primeira vez vi a esperança naqueles belos olhos azuis. Apertando bem forte sua mão, despedi-me. Caminhei, pensando: “Deus, como sois poderoso em tão bem nos compreender. Se hoje nada desejamos, amanhã, em busca de algo nos encontraremos e assim, Pai, ides compreendendo as nossas fraquezas e não nos ofertando por ofertar e sim, quando , quando já adultos, soubermos o que desejamos. Hoje, Senhor, peço-Vos por todos aqueles que vivem duras e cruéis realidades e estão em vias de deixar tudo para trás através do suicídio. Fortalecei, Senhor, os Seus protetores para que possam segurar bem firme essas almas em desespero”.

Que estas linhas possam chegar às mãos de todos aqueles que desesperados se encontram e que eles saibam que deste lado do horizonte existe alguém que todos os dias pede a Deus muita paz e muito amor para todos os seus irmãos.

“Eu amos todos vocês, meus queridos amigos”.

Mãos Estendidas – Luiz Sérgio – cap. V – pág. 29

21 comentários:

  1. Linda e emocionante mensagem!

    ResponderExcluir
  2. pensamentos ruins tenho,me encontro aqui ainda por ter um lindo filho que crio so,isso me faz seguir em frente,nao sinto amor nas pessoas e isso me fez perder a vontade de viver.

    ResponderExcluir
  3. sinto tanta vontade de more que equeso que tenho familinha meus filhos não merecem passar por isso mais o que Faso se a vontade de morre e mais forte já tentei suicídio varias vezes mais um dia vou conseguir espero que meus filho um dia me compreendam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, seus filhos não vao te compreender. vao te chamar de fraca. pois é isso que as pessoas pensam da gente. ninguem quer falar sobre isso. ninguem que ouvir sobre o que nos sentimos. ninguem se importa. indicios a gnt sempre dá. mas ta todos mundo sempre ocupado pra tentar entender ou ouvir. a unica scoisas que sabem dizer eh tá maluca? nunca mais repita uma coisas dessas. vc eh maravilhosas para com isso! mas na real nao sabem nada.somente julgar. entendo exatamente o que vc sente. um vazio inexplicavel.

      Excluir
    2. Eu fiz isso, posso assegurar, nunca ninguem vai entender, viveram a vida se perguntando o porque vc fez isso, se culpando por acharem que podiam ter feito algo por vc, alem de deixares um vasto vazio em seus corações , deixaras tbm um enorme sentimento de culpa, por isso não cometa essa loucura, eu cometi e me arrependo, a vida era linda, maravilhosa, eu que não soube enxerga-la, fazem 8 anos que morri, e a saudade do real, é o pior castigo... pense.

      Excluir
    3. tbm tentei fazer isso uma vez e hoje agradeço a DEUS por ainda estar ao lado das pessoas que tanto amo...já aproveitei tanto da vida até hje;já ri c os amigos;aprendi a amar soube dar valor aos pais q tenho;pude ser mãe por pelo menos 5 meses e nada disso teria acontecido se estivesse morta...

      Excluir
  4. ....o que me deixa desanimada é saber que o mundo vai de mal a pior.....eu sou cercada de pessoas falsas, egoistas que adoram ver minhas derrotas, pessoas em que tanto confiei ajudei quando necessário....e que conseguiram tirar a esperança que ainda restava dentro de mim.....uma esperança de que ainda existem pessoas boas....de quem nem tudo está perdido.....eu tenho 22 anos...ja fiz de tudo o que se pode fazer nessa vida.....sempre procurei me envolver com pessoas certas....mas até hje fui infeliz em todas essas amizades....ainda acredito que tenho um coração puro....pois de tudo as humilhações que sofri....de tudo o que me fizeram nao guardo rancor de ninguem....mas perdi a esperança de que existem pessoas boas....de que um dia terei uma familia feliz....de que um dia eu chegaria lá....e vi que tudo é uma ilusão.....tenho vontade sim de fechar os olhos e nunca mais acordar.....dormir para sempre....mas nao tenho coragem de tirar minha propria vida....até à daria a alguem que queira viver...mas isso que é impossivel....pq Deus faz as coisas certas.....passamos por aquilo que ele acha necessário....eu so espero que ele tire essas decepções do meu coração e me ajude a criar as esperanças que ja estão enterradas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho 29 anos e imagino o que vc esta sentindo.nao sei se vou voltar aqui nesse site. estou me sentindo vazia com uma vontade enorme de tentar outra vez mas posso te assegurar que existem pessoas boas sim. embora a gnt nao de muito valor a elas quando estao do nosso lado agora a pessoas perfeita. bom essa nao existe. as pessoas entram na nossa vida pra fazer a gnt passar por algo que mesmo ruim naquela momento depois se pensarmos saberemos que valeu a pena. tenh muitos amigos, sei de todos os que gostam demim de verdade mas mesmo assim me sinto só, tenho uma familia boa. que me da incentivo mas mesmo assim me sinto vazia. nao quero morrer mas esse pensamento nao sair da minha cabeça. é algo que nao consigo controlar. se vc ainda nao tentou. nao tente! nao quais os tipos de tratamento existem pra nao pensar nisso. mas os que tentei nao me ajudaram, fiz tratamento com psiquiatra(tomando remedios).fui encaminhada a psicologa, fiz algumas desobsessoes em determinada fraternidade espirita, procurei ate ajuda na NA embora nunca tenha usado nenhum tipo de droga mas nada funcionou comigo. penso nisso desde os 13 anos e ja tentei algumas vezes.quando vou tentar novamente eu nao sei mas infelizmente a unica certeza de que tenho é de que essa vontade vai e volta .

      Excluir
    2. PORQUE QUE VC NÃO TIRA DISSO COMO APRENDIZADO,SAO OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO QUE TEMOS COM PESSOAS BOAS OU MÁS TUDO É APRENDIZADO, E NESSE MUNDO TUDO SÃO PROVAS E EXPIAÇAO..
      NÃO DESAMINE POIS NESSE PLANETA EXISTEM PESSOAS BOAS SIM E QUE TODO SER HUMANO TEM SEUS DEFEITOS E QUALIDADES, VIVA NA FORÇA DE DEUS , QUE ELE TE DARÁ CORAGEM PARA AS DIFICULDADES DA VIDA .

      Excluir
  5. ... gente!!! vamos viver em paz consigo mesmo, dando valor na vida que temos no momento, na nossa saúde principalmente, pois quem tira sua propria vida depois de muitos anos voltará a reencarnar em um corpo especial doente, ai sim aprenderá a dar valor em uma vida saudável q não terás e sim passar por essa experiencia de ter sua alma presa em um corpo debilitado e sem ter como fugir dessa realidade e sim somente na hora de em que estarás dormindo... pensem nisso.

    ResponderExcluir
  6. Amigos, ler esse texto foi simplesmente maravilhoso. Pensamentos ruins me poluem a mente também, mas cheguei aqui porque era a hora.
    Temos que evitar esses pensamentos, porque há consciências que se alimentam deles, e sem querer isso aparece em nossos pensamentos. Sempre temos alguém em quem confiar, e por quem vale viver. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  7. Amigos, ler esse texto foi simplesmente maravilhoso. Pensamentos ruins me poluem a mente também, mas cheguei aqui porque era a hora.
    Temos que evitar esses pensamentos, porque há consciências que se alimentam deles, e sem querer isso aparece em nossos pensamentos. Sempre temos alguém em quem confiar, e por quem vale viver. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Giovana Nogueira8 de abril de 2013 21:47

    E quando tentamos de tudo.. psicológos, psiquiatras, espiritismo, igreja e nada dá jeito nessa dor.. no outro dia os pensamentos de se matar voltam.. a dor volta.. será que Deus não perdoa, essas pessoas que tentaram de tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não procure igrejas, psiquiatras ou qualquer outra pessoa, o único que pode resolver o seu problema é Deus, procure ele, ele é bem maior que o vazio que existe dentro de você, acredite ele tem sonhos lindos pra você, não precisa ficar sentindo essa dor pois Cristo ja a levou sobre si, você é livre, viva esse amor! Ele te ama e estarei orando por todos vocês, eu repreendo todos esses pensamentos malignos poi maior é o que está em nós do que aquele que está mundo, creia, pois é a fé quem faz o herói

      Excluir
  9. quase q isso acontece comigo ,se eu nau tivesse lido essa mensagem pode ser q eu nau estaria aki para escrever isso! e adimiro muito essa jovem por ter feito td isso!

    ResponderExcluir
  10. Acho que devemos viver intensamente, aprendendo com os erros, sem nunca esquecer que Deus nos Ama, pois ele ama mesmo, passei maus momentos, tive minha filha sozinha, ele estava presente, e ainda hj esta, e sei que nunca me abandonara, pois eu jamais tirareie ele do meu coração, onde é sua morada.
    Quando sentirem vontade de morrer, lembrem da imagem de jesus nma cruz, que deu sua vida pela nossa, é veja quão grande é o egoismo dos humanos em tirar a vida que apenas ele poderia tirar. Não se condenem a sofrimento nos umbrais, pois Deus não nos condena, fazemos isso sozinhos.
    Que a Paz de Deus habite sempre entre todos.

    ResponderExcluir
  11. obrigada , a 20 dias minha cunhada morreu em um acidente de carro , no seu desespero meu irmão pensou em se suicida . é bom saber que existe esclarecimentos que fizeram com que ele mudace de ideia , sei da culpa dele , não pela morte dela mas pelo sofrimento que ele causou a ela em vida na terra,mas sei tambem que Deus tem um proposito pra cada um de nos !!! pedi a Deus para vela em sonho e depois de 3 dias do pedido fui atendida e pude vela quando ela estava acordando !!!!! sei que ela ainda esta chatiada com ele mas sei que ela vai ficar bem pois o amor de Deus não tem fim! Mais uma vez obrigada.....!

    ResponderExcluir
  12. lendo essa mensagem tenho certeza que deus existe, nunca pensei em fazer uma coisa dessa
    mais já passei por algumas dificuldades que fizeram-me duvidar da existência de deus mais
    quando isso acontecia vinha um pensamento muito forte de uma pessoa muito especial em minha
    vida que já não esta entre nós mais que dentro de mim vai estar eternamente, e sei que vamos
    nos reencontrar um dia.

    ResponderExcluir
  13. na verdade leio mas não consigo entender,,,,,,,,,é como se estivesse com uma navalha bem afiada na minha cabeça.......a qualquer momento ela vai dividir meu corpo, minha alma...........apenas sinto-me exausto

    ResponderExcluir
  14. SEI QUE VAZIOS ESPIRITUAIS NOS RODEIAM JUNTO COM PENSAMENTOS QUE MUITAS VEZES NOS TOMAM, MAIS ENTENDAM QUE AMOR VERDADEIRO SÓ EXISTE O DE DEUS, E ELE NA SUA ESSÊNCIA NOS DEIXOU UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA, NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAIS TENDES BOM ÂNIMO EU VENCI O MUNDO, E É COM ESTE PENSAMENTO QUE DEVEMOS SEGUIR: DESVIANDO OS MAUS PENSAMENTOS, POIS DEUS NA SUA MISERICÓRDIA DESEJA-NOS AMOR E ESTE AMOR É INFINITO.DESEJO A TODOS MUITA PAZ E BUSQUEM TER FÉ QUE ESTA FÉ VAI VOS SALVAR, FIQUEM NA PAZ.

    ResponderExcluir
  15. Em muito pouco tempo perdi um membro muito importante da minha familia, perdi minha namorada, meu emprego esta por um fio, nao tenho recursos financeiros, amigos verdadeiros talvez tenha 2 ou 3, mas mesmo assim nada eles podem fazer para me ajudar por mais bondade que tenham, para pior a situação tenho uma doença terrivel e sem cura... nao sou crente, apesar de ter tido uma educacao catolica, pois ja ja vi muito sofrimento neste mundo para acreditar em algo divino, porque se deus existe entao porque ele nao ajudou aqueles miilhoess de pessoas que sao assasinadas, esturpadas, violadas todos os dias, criancas inocentes sofrem, amimais sofrem..num mundo terrivel. Repleto de dor e sofrimento. Nao vejo esperanca nem solucao para a minha vida apesar de ainda ser novo. Por vezes fico bem e tento esquecer tudo isto mas logo os pensamentos voltam a perturbar minha cabeça, a dor e o vazio que sinto sao insuportaveis, sempre que algo de bom acontece logo 3 coisas más acontecem logo depois, pensando bem e analisando friamente minha situação, penso que nunca fui feliz, e quando pensei que estava feliz, era apenas uma capa que protegia da minha verdadeira angustia, agonia, desespero e tristez. agora ta tudo muito dificil, pois a trsiteza permanece todo o dia, toda a noite, nao quer ir embora, meu problema de saude me consome a alma todos os dias u pouco mais, pois apesar de poder ser tratado, nao posso ser curado, alem disso o tratamento é muito caro, nao tenho recursos para pagar o tratamento nem que trabalhe nos proximos anos so para pagar isso, resumindo nao vejo solução na minha vida, nao co sigo ati gir meus objectivos, nem no amor nem profissionalmente, me sinto incapaz de resolver problemas simples da vida, quanto mais resolver os problemas graves que tenho...nao tenho esperanca e sinto que algo de muito grave me possa acontecer em breve e penso que so nao aconteceu ainda pelo sofrimento que sei que vou criar naqueles poucos amigos e familia que me resta.

    ResponderExcluir